sexta-feira, 10 de abril de 2015

Manuel Não Foi pro Céu

Mais uma vez alguém perdeu a chance de, digamos, não falar bobagem. Dessa vez quem conseguiu a proeza de falar uma asneira tremenda foi o cantor Ed Motta, ao falar sobre os brasileiros que vão em seus shows no exterior. Destilando o mais puro preconceito e complexo de vira lata, Motta apenas é um reflexo de como parte da classe artística e da opinião pública brasileira vê nosso país e sua população.
Ed Motta ao dizer que não queria que brasileiros gritassem, em português, e pedissem seu maior sucesso, ele apenas está relinchando preconceito e ignorância.

Todo artista, por mais global que seja, mantém uma identidade que é local e nativa. Eu imagino se algum artista chinês, que faz sucesso na China e é levemente conhecido fora de lá, viesse ao Brasil e pedisse para os chineses que moram no Brasil não gritassem em chinês durante o show. E pior, falar que quem toma tal atitude é ignorante e, de certa forma, uma pessoa de segunda classe.
Acredito que esse é um problema típico da maioria dos brasileiros que emigram: passam a acreditar que tudo no Brasil e nos brasileiros é selvagem, atrasado, não-civilizado. Ouça os relatos de qualquer pessoa que já viajou para fora do país, principalmente para países desenvolvidos, é sempre a mesma ladainha: “ah, lá, tudo funciona”, “lá não é como aqui”, etc. Acredito que essas pessoas se esquecem que vivem em um país em desenvolvimento, que precisa avançar em diversos aspectos. Por que será se esquecem? Não é difícil de se juntar dois com dois aqui. Motta apenas faz eco com essa camada da população, que acredita que o Brasil e os brasileiros representam TUDO o que está errado no mundo. Eu simplesmente me recuso a aceitar tanta ignorância.
O que é mais absurdo para mim é ele pedir que não cantem o seu sucesso mais conhecido, canção Manuel. Você consegue conceber um show onde os Stones não cantem Satisfaction? Pois é... Artistas precisam entender, o que deve ser muito difícil, que seus shows precisam do público para fazer sentido, dessa forma um artista que não mostre alguma forma de apreciação de seu público não merece qualquer público. Qual o problema de cantar uma música? Qual? Me diz ai.

Essa mentalidade individualista e elitista – me refiro ao construto mental de separar pessoas em hierarquias de qualquer forma – é um dos traços mais deploráveis que qualquer pessoa pode ter. E Ed Motta conseguiu em um único post fazer ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário