segunda-feira, 25 de maio de 2015

Um Beijo Irlandês pro Seu Recalque!


Que dia maravilhoso foi o último sábado (23)!
E por que, deve estar se perguntando meu raro leitor. Simples: em um plebiscito a República da Irlanda, um país com fortes influências católicas e que até o não tão distante ano de 1993 era proibido qualquer forma de expressão homossexual, legalizou o casamento gay, e faz parte hoje de um pequeno grupo de 19 países onde o casamento gay é legalizado, o Brasil incluído nesse rol.

Antes de mais nada, por ter um espírito laico, casamento que vale para mim é aquele chancelado e homologado pelo Estado. Casamento religioso são outros quinhentos. Ah, e só para deixar claro, eu também sou favorável que gays casem em igrejas, sinagogas e mesquitas.
Para mim é estranho haver leis que não permitam a adultos em plenos domínios de suas faculdades mentais façam o que quiserem com seus corpos e suas vidas que não tragam mal algum para terceiros. Por isso sou amplamente favorável a legalização das drogas, do aborto e da eutanásia.
Voltando ao casamento gay na Irlanda.
Além de ser simpático à causa LGBT, por ser humanista, fiquei deveras contente pela decisão ter passado pela via popular, pelo voto. É saudável em qualquer sistema político que seus membros tenham controle sobre o que acontece ou não com eles. No mundo ideal da minha cabeça, democracia deveria ser direta e participativa, e não representativa. Não sei se um dia conseguiremos chegar em tal estágio, mas não custa nada sonhar. É saudável que o povo escolha seu destino, e que entenda que as eleições majoritárias não são o fim da democracia e sim apenas o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário