segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Benefício da Incerteza

Andando pelas ruas do meu bairro, em um cenário muito prosaico e bucólico, me peguei em dúvida: será que estou acordado ou dormindo? Pode parecer meio ridículo, ou fugaz, mas e quantas às vezes você, e eu, não teve um sonho e se pergunto, durante o sono, se estava acordado ou dormindo? Por que uma situação se qualifica mais “verdadeira” do que outra? Isso é discussão para uma outra hora.
Pensando através de uma forma mais filosoficamente, como podemos confiar tanto na razão quanto nos sentidos na construção e entendimento do conhecimento, tanto no âmbito material quanto metafísico, pois ambos já se provaram falhos e imprecisos. Dessa forma me pergunto como podemos caracterizar o que é a realidade e o que de fato acorre em nosso entorno.
Acredito que há duas soluções para esse pequeno problema, o primeiro e talvez o mais fácil de se concluir, não que traga alguma forma de desolação intelectual e emocional, é que essa realidade não existe. Essa lição, a negação de tudo, é ensinada muito pelos filósofos alemães pós-Schopenhauer e seu pessimismo.

Porém, na minha mera opinião, é deveras dolorido e traumático viver uma vida em negação de absolutamente tudo. Como estar vivo e negar a beleza frugal de uma tarde chuvosa em uma pequena cabana no interior? A beleza gloriosa de uma ópera wagneriana? A beleza sútil de uma margarida selvagem? Me recuso a crer que, pelo fato dos nossos instrumentos de apreensão e entendimento da realidade serem falhos e incompletos, a realidade que nos circunda é falsa e a única resposta para isso é simples negação. Isso nos esvaziaria de sentido e propósito, seriamos apenas um amontoado de carnes e fluídos que esperam a desintegração chegar em determinado ponto.
A outra resposta que podemos obter é aquela que os céticos clássicos nos deram: duvidar. Ou seja, colocar tudo em perspectiva e questionamento, dessa forma ao olharmos o mar perguntamos: será que isso que estou vendo é realmente o mar? Será que estou realmente vendo? E seguindo esse caminho até chegarmos em lugar nenhum.
A melhor atitude que podemos ter ao nos depararmos com algo incerto é abraçar essa incerteza. Não gostaria de viver uma vida onde absolutamente tudo já seria determinado e certo, onde as minhas decisões, minhas interações tivessem impacto, seja ele negativo ou positivo, na minha vida, esse é um dos principais motivos que me afastei de qualquer pensamento que aceite o destino em seu cerne, e ainda me faz ter total descrença em cartomantes, astrólogos e videntes em geral.

Ao não sabermos se estamos de fato vivos, ou que somos uma mera simulação eletrônica de vida, ou qualquer outra coisa, nos dá a liberdade de sermos apenas nós mesmos. É claro que é preciso ter uma boa dose de ceticismo e niilismo em nossas vidas, duvidar e negar são atitudes recorrentes e importantes na nossa existência, mas eles não devem nunca suplantar o que é de mais belo no viver, ou no suposto viver, que é a eterna busca pela felicidade, e essa busca é incerta, afinal nada garante que já estamos felizes ou que se um dia vamos alcançar a dita felicidade. Ter incerteza, e abraça-la, nada mais é do que ter consciência da nossa própria humanidade, e qualquer forma de afastar tal incerteza ao negá-la ou duvidar dela é apenas uma forma de encurtarmos o que é da mais preciosa desse (suposta) vida: a felicidade como meta de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário