quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Reinvenção da Educação?

É possível ter uma boa ideia, ganhar dinheiro com ela e ser completamente honesto ao transmitir um conceito que é correlato a ela? Eu sei que é complicado... Mesmo se for totalmente honesto, eu, como Diógenes, tenho uma lanterna à mão à procura de um, ainda assim um leitor mais atento e crítico tende a questionar quais são as suas intenções ao transmitir, ou propagandear, o seu conceito.
Em Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada, do estadunidense Salman Khan, notamos essa boa intenção que visa fazer propaganda de si mesmo. Khan esmiúça uma nova metodologia e um novo paradigma para um modelo escolar; todavia essa lufada na pedagogia está calcada em sua própria empresa, a Khan Academy.
Vejam, a ideia exposta no livro é muito boa, e consiste na renovação da educação tendo como base a informática. Khan propõe uma nova abordagem à pedagogia, onde eliminaríamos alguns elementos sacros para a educação, como a aula expositiva, a divisão por turmas, as provas, a lição de casa e até o papel do professor.

O meu grande problema é a propaganda, nada subliminar, que Khan faz da Khan Academy, essa é a empresa que fornece os vídeos, que também estão no YouTube, e um software para alunos fazerem os exercícios de reforço e os professores acompanharem o desempenho dos alunos.
Uma ou duas palavrinhas sobre o método apresentado: eu, como professor e aluno, fiquei suficientemente convencido que esse sistema funciona. Fazer com que os alunos aprendam no seu ritmo é fascinante, afinal é uma das grandes agonias de ser professor é não saber ao certo se os conceitos estão sendo assimilados como deveriam pelos alunos. Porém, ele é muito calçado no ensino de matéria exatas, como matemática e física, por exemplo, e não há exemplos da aplicação desse método/software em outras áreas mais subjetivas, como história, literatura e sociologia, que ainda, bravamente, fazem parte do currículo base da maioria dos países. Como medir a subjetividade sem a produção de um texto, seja em qualquer nível de escolaridade? Complicado, não?
Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada possui vários méritos – tem linguagem acessível e simples, não apresenta um debate teorético aprofundado sobre a pedagogia, tem um monte de exemplos – porém Salman Khan, um sujeito claramente de boa vontade e boa intenção, peca no sentido de tentar vender algo escamuteado nas franjas da propaganda altruísta. Seria muito mais justo ele, o livro, ter sido escrito por alguém imparcial, afinal Khan aponta o dedo para os diversos pontos fracos do sistema pedagógico vigente, porém não faz nenhuma crítica, no sentido de problematizar, o seu próprio produto. Mas ainda assim, vale a pena a leitura, ainda mais se você tiver qualquer ligação com a educação ou pedagogia.

Links:
Khan Academy (em português) - https://pt.khanacademy.org/
Entrevista de Salman Khan para a jornalista Sabine Righetti, da Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/151625-um-bom-professor-deve-ser-na-verdade-um-otimo-guia.shtml
Salman Khan na Wikipédia (em inglês) - http://en.wikipedia.org/wiki/Salman_Khan_(educator)

Khan Academy na Wikipédia (em inglês) - http://en.wikipedia.org/wiki/Khan_Academy

Nenhum comentário:

Postar um comentário