terça-feira, 22 de abril de 2014

Era Para Ser Um Mosteiro, Mas Foi um Happening

No último domingo (20), Páscoa, eu e minha esposa, uma mulher muito espiritualizada mas não necessariamente religiosa, fomos assistir a missa no Mosteiro de São Bento, localizado bem no centro de São Paulo. Ela, foi por conta da alma; eu, por conta do canto gregoriano e por conta do concerto de órgão. Aliás, essa é uma ótima dica cultura para os paulistanos: todo domingo às 10:00 o mosteiro oficia missa com concerto de órgão e com canto gregoriano, é uma missa linda, alegre e leve.
Chegamos com mais de meia-hora de antecedência, e como de praxe, o mosteiro encontrava-se completamente lotado. Sigamos o mesmo roteiro e ficamos do lado esquerdo da nave, debaixo do órgão de pé.

Não achei estranho o mosteiro estar lotado, afinal era Páscoa, e como sabemos essa é a maior e principal festa católica. Até eu, de novo para não esquecer, ateu me comovo com essa sensação de renovação e tals. O que mais me chamou a atenção eram o comportamento e o código de vestimenta das pessoas dentro de tão sacro lugar.
Antes que me apontem os dedos, acho que cada um deve se vestir do jeito que quiser, da maneira que quiser. Porém há que se chama decoro. Podemos vestir terno e gravata na praia? Podemos, mas vai ser meio estranho, não? Então, dessa forma, acredito que em um lugar sacro deve-se usar um certo tipo de roupa.
As vestimentas me remeteram a um desfile de moda, havia modelitos de todos os gostos (principalmente de mal gosto), de todos os tipos e de todas as cores. Mas ainda sim, relevei. O que realmente me estranhou, e até chegou a me incomodar, foi o comportamento das pessoas. Em um mosteiro, de uma das ordens mais austeras do cristianismo, as pessoas, obviamente católicas, falavam alto, tiravam fotos e gravavam vídeos à revelia de avisos proibitivos e funcionários que fiscalizavam, entre outras coisas.

Nada contra as pessoas se comportarem dessa forma, mas ali era um local de fé e reflexão, e acho que antes de mais nada, mesmo que em clima festivo como é a Páscoa, devemos respeitar quem está ali para orar. Quer fazer qualquer tipo de visita não relativa a isso, faz durante os horários que não tem missa, seria o mais justo e o mais correto a se fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário