sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ciência Tem Gênero?


Hoje de madrugada, a insônia bateu forte, então resolvi curá-la com algo incrível: o seriado de divulgação científica Cosmos: A Spacetime Odissey (exibido pelo canal pago NatGeo, às quintas, às 22:30), apresentado pelo Dr. Neil DeGrasse Tyson, uma verdadeira obra-prima para quem gosta de ciência e entretenimento, as animações são incríveis, o texto é extremamente acessível, do ponto de vista leigo, evidentemente, e pedagógico.
O episódio dessa madrugada: Sisters of the Sun, que explora a astronomia e a astrofísica do nosso céu estrelado, tendo como pontapé inicial as Plêiades, um aglomerado de estrelas aberto, de espectro tendencial para o azul, formado por estrelas brilhantes e quentes na Constelação de Touro.

Além das estrelas e das ideias astronômicas apresentadas, assunto, por sinal, que sou fissurado, outro importante tema do episódio foi a contribuição de um grupo de mulheres cientistas para a astrofísica moderna, que sem seus descobrimentos e teorias, não seria possível, hoje, estudar a vastidão cósmica.
Esse grupo, orientado pelo astrônomo, e então diretor do Observatório de Harvard, Edward Charles Pickering, acabou ficou conhecido como Harvard Comptures, algo Calculadoras de Harvard, o termo ainda não fazia referência aos computadores modernos, mas sim ao termo computar, ou seja, contar dados. Elas sofriam uma forte perseguição dentro da prestigiosa universidade, unicamente pelo fato de serem, que crime, mulheres.
Veja como a ignorância humana, realmente, não tem limites. Dentro desse grupo estavam as grandes Annie Jump Cannon, que sem nenhum instrumento, inventou o atual sistema de classificação estelar; Henrietta Swan Leavitt, que a partir da luminosidade das estrelas foi capaz de medir, precisamente, a distância das estrelas da Terra, pesquisa que, após sua morte, foi continuada por ninguém mais do Edwin Hubble; e Cecilia Payne-Gaposchkin, astrônoma responsável pela descoberta que as estrelas eram constituídas, em sua maioria, de hidrogênio e hélio, inglesa de nascença, teve que imigrar para os EUA, pois na época mulheres eram proibidas de se graduar em ciências no Reino Unido, cuja tese de pós-doutoramento, Atmosferas Estelares, é tida como a melhor tese de titulação em astronomia já escrita. E mesmo assim, elas sofriam do chamado Efeito do Harém.
Em sociologia e história da ciência, tal efeito é conhecido quando um pesquisador-chefe homem contrata um grupo predominantemente feminino para lhe auxiliar nas pesquisas, e como o nome pode sugerir, há toda uma conotação sexista por trás, com insinuações de submissão sexual e outros absurdos.
Devo confessar a minha ignorância, e não conhecia as três cientistas. O programa gerou uma curiosidade enorme em mim sobre esse grupo e fui atrás. E tentei lembrar de quantas cientistas eu conhecia. Para o meu espanto me veio apenas um nome: Marie Curie, responsável pela elaboração da teoria da radioatividade e pela descoberta de dois elementos químicos (rádio e polônio), conhecida pelo sobrenome do marido, o também cientista Pierre Curie.
Me pergunto, e te pergunto, leitor: ciência tem gênero? O conhecimento tem gênero? Uma descoberta feminina tem um impacto maior ou menor simplesmente por ser feminina? Estou plenamente convencido que não... Infelizmente, as mulheres ainda são minoria nos espaços científicos, em todos os ramos da ciência. O que é uma pena, pois quantas brilhantes descobertas perdemos por machismo e sexismo? Infelizmente, não podemos responder essa pergunta...
Só nos resta agradecer essas grandes desbravadoras e pioneiras: Anne Jump Cannon, Henrietta Swan Leavitt, Cecilia Payne-Gaposchkin, Madame Curie, muito obrigado pela coragem e pelas suas descobertas, o mundo, definitivamente, sem vocês não seria o mesmo.

Links:
Site oficial, no canal NatGeo brasileiro, do programa Cosmos: A Spacetime Odissey:
Trailer do programa Cosmos: A Spacetime Odissey (em inglês):
Verbete na Wikipédia sobre as Plêiades: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%AAiades
Verbete na Wikipédia sobre as Harvard Comptures (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Harvard_Computers
Verbete na Wikipédia sobre o Efeito de Harém (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Harem_effect_(science)
Verbete na Wikipédia sobre Anne Jump Cannon (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Annie_Jump_Cannon
Verbete na Wikipédia sobre Henrietta Swan Leavitt (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Henrietta_Swan_Leavitt
Verbete na Wikipédia sobre Cecilia Payne-Gaposchkin(em inglês): http://pt.wikipedia.org/wiki/Cecilia_Payne-Gaposchkin
Verbete na Wikipédia sobre Madame Curie (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie


Obs.: Procurei por uma versão eletrônica de Atmosferas Estelares, e não encontrei nem em inglês, uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário