terça-feira, 30 de setembro de 2014

Horário de Almoço: uma crônica sobre política


OBS.: O texto que seguirá é de cunho altamente ficcional, baseado na minha imaginação e vivência, qualquer semelhança com a realidade, fatos e pessoas, vivas ou mortas, não é mera coincidência.

Estava na firma, no trabalho para quem é fora de Sampa, ontem, no dia seguinte ao penúltimo debate presidencial na televisão. Como sabemos, além do clima xoxo e o debate em-si raso, ele foi marcado, ou melhor: maculado, pela declaração homofóbica do candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, Levy Fidelix em resposta à pergunta elaborada pela candidata Luciano Genro, do Partido Socialismo e Liberdade.
Na hora do almoço, depois de um PF meio safado, entre um café e outro, começaram a discutir a declaração do simulacro de Sr. Spacely, eu apenas a ouvir:

- Nossa, vocês viram o debate de ontem?
Todos afirmam que sim.
- E ai, o que vocês acharam da declaração do cara do aerotrem?
Murmurinhos começam e algumas vozes começam a se destacar.
- Eu achei um horror. - digo modestamente.
- Uma vergonha mesmo.
Quase todos afirmam positivamente.
- Mas é preciso ver que ele teve coragem em falar o que ele falou.
- Como assim coragem?
- Quase todo mundo pensa aquilo e ele teve coragem de falar e não perder votos, mas eu, pessoalmente, acho isso um horror.
- Mas isso não é coragem, falar o que ele mesmo disse ser a voz da maioria, coragem é falar para as minorias ou defender ideias que não sejam do paradigma do estado hoje. - tento expor meus argumentos.
Sou ignorado.
- Ele só fala isso porque é de partido nanico e é um franco-atirador. Se fosse do governo ou da oposição séria, não falaria nunca!
- Mas e a candidata Marina Silva que jogou no lixo o programa de seu partido para as políticas LGBT? E o Aécio, que sendo do partido que propôs a cura gay por um de seus deputados, em nenhum momento da campanha falou sobre o assunto? E a Dilma, que tem apoio do PSC no Congresso, partido esse que é do Marco Feliciano? Esses também não corroboram essa declaração?
Sou ignorado mais uma vez.
- É tudo culpa dessa politicagem safada e corrupta mesmo. Por isso não acredito na democracia participativa e representativa?
- E o que você propõe no lugar? - tento perguntar.
Sou ignorado por um bolo de chocolate.
- Vocês acham que isso gera ódio nas ruas?
Ninguém fala nada.
- Gente, acorda! Claro que gera, vejam quantos homossexuais e transexuais são agredidos e violentados todos os dias?
Só o que se ouve é um ruminar de doces e bolos, além de golos de cafés e águas.
Chego à conclusão que sou completamente mudo.
Ou estão todos surdos.

*
* *

Eu ia escrever um artigo de opinião sobre o tema, mas acho que ela apenas iria replicar apenas as opiniões de Leonardo Sakamoto e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo sobre o tema. Os texto e vídeos, tanto do Belluzzo quanto da declaração criminosa e homofóbica do Fidelix estão abaixo:

A declaração homofóbica de Levi Fidelix:
A homofobia de Levy Fidelix doeu tanto quanto o silêncio dos candidatos (Leonardo Sakamoto):
Comentário do Luiz Gonzaga Belluzzo sobre as declarações de Levi Fidelix:  https://www.youtube.com/watch?v=GxGo2xQlYJY&list=UUDGz2exMIsPQ4k9VrsuhKTA

Acredito que esse texto também é bem elucidativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário