quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Um Paulistano


OBS.: O texto que se seguirá é de cunho altamente ficcional, baseado na minha pura imaginação, qualquer semelhança com a realidade, fatos e pessoas, vivas ou mortas, é mera coincidência.

Meu bom leitor, proponho um exercício de criatividade hoje. Imaginemos uma pessoa nascida na capital do estado de São Paulo, mais ou menos nos anos 1980. Essa pessoa é oriunda de uma família estável, morou a vida inteira em um bairro de classe média típico, digamos o Jabaquara, educado em boas escolas, mesmo quando eram públicas, com muito esforço seu, e de seus pais, entrou na USP, conseguiu alguma independência financeira, no começo do entendimento da vida política tinha medo do PT, pelo fato de ser... o PT, tinha uma leve admiração pelo Mário Covas, influenciado pela mãe, principalmente.

Bom... um paulistano, digamos assim, médio dentro da curva. Um como todos outros, talvez até você, meu bom leitor, se identifique com ele.
Bem, esse paulistano sou eu.
Olhando meu passado, a minha narrativa de vida, percebo que eu fui um paulistano médio, mas algo mudou na minha vida. O paulistano médio anda de carro, eu não; o paulistano médio é a favor da repressão policial, eu não; o paulistano médio lê a Veja, eu não; o paulistano médio é contra a ciclovia, eu não; o paulistano médio é contra a legalização das drogas, eu não; eu poderia continuar com uma série de contradições, mas isso seria bem chato e inconveniente.
Me pergunto: por que eu não sou um paulistano médio? Repare no uso no artigo indefinido, não quero ser modelo de nada. Onde aconteceu esse meu desvio da curva?
Pô, eu gosto de Sampa, eu amo Sampa, mas está cada vez mais difícil de se conviver com a maioria de seus habitantes, nativos ou não. O ranço contra os diferentes e um conservadorismo tacanho têm cada vez assustado aqueles que um dia realmente amaram essa cidade, mas de uma forma diferente do que a curva aponta hoje.
Ante eu tinha prazer em ser um paulistano; hoje tenho certo embaraço...


PS: O paulistano médio vota em Marina, Alckmin, eu não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário